sexta-feira, 5 de julho de 2013

poema no. 366 ou poema seco

tenho pouco a dizer nesta tarde
em que a vida acontece
mas não a vejo

meus amores todos não sabem que estou agora
num quarto
diante dum papel
querendo dizer o que só pode ser dito em dissonantes
ouvindo devaneios
e os desejando

a tarde acontece pra fora dos meus olhos e eu não estou lá

na praia
onde faz frio
onde o vento arrasta areia para a avenida
suponho que haja pessoas
poucas delas
pois em praia grande a praia é quase desabitada em dias úteis

(nos dias úteis
em que se tem de ser útil ao capital
é inútil querer o ócio que sopra à beira mar)

na zona três
onde não há mar
certamente há pessoas andando nas ruas e frequentando o comércio
que se mantém aquecido mesmo em dias frios
pensando em coisas como latas de sardinha e pão francês
pois pensar em mar
é coisa pra gente que mora perto do mar
e inútil

enquanto isso
enquanto pessoas desabitam a praia e habitam lojas de sapatos
enquanto meus amores não sabem de mim e de meu amor
enquanto não digo o indizível por falta de dissonância

a tarde segue fria e seca
como o inverno deve ser deste lado do mundo
o papel segue virgem
como a tarde para mim

talvez mais tarde
quando já não for tarde
quando a concretude iluminada da tarde
não for mais que um lampejo efêmero
se já não for tarde
quando a noite
vindo da áfrica
tocar a areia
e chegar até a av. afonso chaves

eu a beije
e ela a mim

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...