quarta-feira, 9 de março de 2011

Veja tudo pelos olhos da Veja.

A não ser que...
   Já nem é tão novo, mas eu descobri há poucos dias que todas as edições de Veja estão disponíveis aqui.
   Este esboçador definitivamente não gosta da Veja. Aliás,este esboçador tem profundo desprezo por essa revista. Não há nada na Veja que não seja reacionarismo, conservadorismo e, em alguns casos, fascismo.
   Ter todas as suas edições disponibilizadas possibilita ver como isso faz parte de sua linha editorial desde o início. A Veja surgiu pouco antes da edição do AI-5, mas é claro como sua linha editorial não é pautada pela censura, mas como ela exalta de bom grado o governo fascista da ditadura. Ela vai além da calar-se pela censura e chega ao elogio à ditadura.
   Alguns trechos chegam a ser ridículos, como:
"O PRESIDENTE NÃO ADMITE TORTURAS"
    Essa frase está estampada assim,em letras garrafais, na capa da edição de 3 de dezembro de 1969. O Presidente em questão é Emílio Garrastazu Médici, o maior facínora que comandou este país e o presidente que endureceu o governo.
   Na edição de 16 outubro de 1968 a Veja dá destaque ao Congresso da UNE em Ibiúna, que foi massacrado pela polícia. Para justificar porque a UNE (ou Ex-UNE, como era tratada,então) não merece existir, o trecho a seguir foi redigido:
"Em todas as manifestações governistas, a presença da UNE era obrigatória, seu representante sentava à mesa de honra e discursava apoiando Goulart. José Serra, um estudante paulista, último presidente da UNE legal, esteve no comício do dia 13 de maio de 1964, na Central do Brasil, no Rio, e na assembléia dos sargentos, no dia 30, no Automóvel Clube da Guanabara. Foram essas posições que causaram dois prejuízos fundamentais à UNE: 1 - ao ser encampada pelo Governo Goulart, a UNE perdeu suas bases, os estudantes se afastaram dela, pois assumira a posição de um partido político e não era mais uma entidade de classe estudantil; 2 - a revolução que depôs Goulart não podia perdoar quem se sentava à sua mesa. "
   Por essas e outras,a Veja é deplorável. Contudo é inegável a contribuição que nos traz a publicações online de suas edições,até para que possamos ter dimensão do desserviço prestado (até hoje) por ela à democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...