quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Roberto Piva - O Marginal

   Roberto Piva era um marginal.

   Poeta que levou as questões eróticas à flor da pele. Sua poesia é marcado pelo erostismo. Muitos gostam de dizer "homoerotismo". Não acho necessário enfatizar para onde seu erotismo apontava.
Piva, poeta maldito (veja aqui o esboço O Mal, sobre poetas malditos), foi influenciado pelos malditos. Citou Álvares de Azevedo, Artauld e Rimbauld.
   Na compilação 26 Poetas Hoje, Heloisa Buarque de Hollanda reuniu os poetas da Geração Mimeógrafo. Piva, embora não fizesse parte do grupo, foi incluído na coletânea.
   Piva estava onde não estava.
   Abaixo o poema IV de Quatro Poemas Pivianos e Piva lendo seus poemas.
IV.
Dêem-me um anestésico. A vida dói e arde. 
Não sei controlar meus impulsos demoníacos. 
Não acredito em forças de outro mundo. 
Sou eu, meus versos e o perigo das frações. 

Arranco minhas víceras poéticas do ostracismo. 
Trezentos dias e cinqüenta noites marianas. 
O caracol de meus cabelos caídos no chão de espelhos. 
O sangue e os olhos transformados em areia cinza. 

A árvore sem galhos escondem os meninos saltimbancos. 
Foi-se o tempo em que se acreditava nas histórias ditas. 
Sempre começo pelo meio e jamais olho para os lados, 
enquanto rio e sufoco meu próprio rosto turvo. 

Minha maquiagem, os primeiros tombos das gaivotas. 
Atiro farpas e pragas para antigos e mórbidos desejos. 
A torre delirante de um neocórtex em latência, 
ou o pedúnculo, ou o miocárdio, ou o octocentésimo. 

Quatro poemas nos espaços angustiados do processo. 
Sou eu? Sou ateu? De que me valem as respostas?! 
As idéias me levam ao eterno estado de castidade 
entrelaçado neste puro estado de sonho e malogro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...