segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

@divulga_esboco é suspenso no twitter

Não, SESC, ela não é.
O Twitter suspendeu a conta do @divulga_esboço sem aviso prévio nem posterior.

Aparentemente a exclusão se deu pelo uso de "scripts maliciosos" (segundo suspeita de um colega que entende das coisas). Scripts maliciosos, no caso do Twitter, são ferramentas que permitem conseguir seguidores em massa.
De fato, o @divulga_esboco fez uso deste mecanismo. Contudo, ao contratar este serviço, de boa fé, por R$20,00, não foi informado de tal proibição do Twitter, de tal modo que se considera uma vítima, não um infrator. Por motivos óbvios, não citarei o nome do serviço.
Além disso, fazendo uma rápida pesquisa pelas Regras do Twitter (veja aqui), este esboçador se depara com uma série de regras que são quebradas costumeiramente, de modo impune, por grandes usuários. Entre os quais:
  • "Representação: O usuário não poderá representar terceiros no Twitter, ou seja, se passar por alguém com o intuito de confundir ou enganar terceiros intencionalmente." Ou seja, não são permitidos FAKES! Ora, faça-me o favor! Vou citar somente alguns fakes com muitos, mas muitos mesmo, seguidores (citarei sem o link do perfil): Marcelo Camelo (31.612 seguidores); Wagner Moura (2.837); Jô Soares (519.099); Will Smith (67.567); Steve Jobs (400.827) etc. Porque essa regra possui excessões? Porque esta regra não é seguida à risca? Vale ressaltar, que tal como o uso de scripts, essa prática visa, exclusivamente conseguir um sem-número de seguidores.
  • "Marcas: O Twitter se reserva ao direito de recuperar nome de usuário nos seguintes casos; em nome de empresas ou indivíduos que possuam direitos legais ou marca registrada. Contas com nomes de empresas e/ou logos utilizados com o intuito de confundir terceiros, serão permanentemente suspensas". Novamente, o Twitter está recheado de casos como este. Só alguns, mais alarmantes: Microsoft News (152.408); há quatro contas que declaram ser a Folha de São Paulo, duas delas, vá saber como, com absolutamente o mesmo registro de perfil; Revista Veja (3.444), SBT (30.144) etc. Novamente, por que essa regra pode ser quebrada impunemente? E, novamente, as intenções dessa prática não são senão conseguir seguidores.
  • "Direito Autorais: Twitter responderá à qualquer suspeita de violação de direitos autorais. Os procedimentos de uso dos direitos autorais do Twitter estão estabelecidos nas condições gerais". Quantos perfis ficam fazendo citações de obras protegidas? Impossível responder. As mais famosas são Os Chicólatras, Frases do Arnaldo, Frases do Calvin,  Frases Peanuts, Tiras Snoopy, Mafalda Quotes etc.
  • Spam: O usuário não poderá se utilizar dos serviços do Twitter com o propósito de enviar Spam. “Spamming” é definido como envio de lixo eletrônico, porém tal definição poderá será mudada na medida que o Twitter se deparar com novos truques e práticas dos “spammers”. Alguns dos fatores levados em conta pelo Twitter para determinar se uma conduta é considerada “spammimg” [...] Se as atualizações do usuários consistirem na maioria, em links e não atualizações pessoais. Ora, muitos blogs, periódicos, canais de televisão utilizam o Twitter apenas para linkar seus sites. Veja, Folha, Estado de S. Paulo, Conversa Afiada, Cena Mais, Catraca Livre etc. Estes veículos não precisam seguir as regras do Twitter? Ou algumas infrações são mais infratoras que outras?
A despeito de tudo isso, há pelo menos 4 dias o número de seguidores do @divulga_esboco não crescia. Pelo contrário, diminuia. De modo que tudo me leva a crer que o script já está inativo.
Quero, do fundo do meu coração, acreditar que isso não tem nada a ver com o esboço "Jô Soares - de algoz a atacado", que foi mal recebido pelos fãs do apresentador no dia de seu aniversário, por isso nem me aterei a essa questão.

Este esboço será copiado e colado na caixa de defesa do Bilhete do Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...