quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Sevilha Andando

     João Cabral de Melo Neto é um poeta. Morreu em 1999.

     João Cabral viveu em vários lugares, era diplomata. Escreveu diversas obras que, ainda que cada uma fosse a única escrita por ele, já o faria um gênio. 
     Escreveu Morte e Vida Severina.
     João Cabral amou dois lugares em sua vida. Pernambuco e Espanha. Na Espanha, em Sevilla, escreveu uma de suas obras primas: Sevilha Andando.

     SEVILHA EM CASA


Tenho Sevilha em minha casa. 
Não sou eu que está chez Sevilha. 
É Sevilha em mim, minha sala. 
Sevilha e tudo o que ela afia. 

Sevilha veio a Pernambuco 
porque Aloísio lhe dizia 
que o Capibaribe e o Guadalquivir 
são de uma só maçonaria.  

Eis que agora Sevilha cobra 
onde a irmandade que haveria: 
faço vir as pressas ao Porto 
Sevilhana além de Sevilha.  

Sevilhana que além do Atlântico 
vivia o trópico na sombra 
fugindo os sóis Copacabana 
traz grossas cortinas de lona 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...