terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Cultura e Autoritarismo

Nem todo artista era perseguido na Ditadura

 Ao se pensar em Ditadura Militar no Brasil, uma das primeiras coisas que se vem à mente é repressão a artistas. Contudo, este período foi marcado pelo crescimento da Indústria Cultural principalmente pelo apoio oficial do Governo Militar, através de orgãos como a Embrafilme, Concine e Funarte.

     Enquanto artistas como Geraldo Vandré, Zuzu Angel, Henfil, Chico Buarque eram perseguidos, a Indústria Cultural (que produz a cultura de massa) era fortemente financiada com dinheiro público.
     Foi nessa época que os grandes oligopólios de comunicação se firmaram. Globo, Abril, Folha tornam-se monopolizadores da informação no país.
     O público de filmes nacionais saltou de 30 milhões de espectadores em 1974 para 50 milhões em 1978. O Brasil, em 1975, era o 9o mercado televisivo no mundo, o 5o mercado fonográfico e o 6o mercado publicitrário. O maior anunciante? O Estado.
     A Jovem Guarda, a Pornochanchada, as telenovelas são marcas desta época. Por que diabos Roberto Carlos ganha a alcunha de Rei num país onde há Chico Buarque, Tom Jobim e Caetano Veloso? Porque o Estado financiou o rebaixamento da cultura nacional.
     Sobre o assunto, procure "Cultura Brasileira & Identidade Nacional", de Renato Ortiz, Ed. Brasiliense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...